24 de dezembro de 2016

ROCK DE LUTO: RICK PARFITT (STATUS QUO)

Hoje é véspera de Natal, dia de confraternização, reflexão e renovação. Mas é com tristeza que comento o falecimento do lendário guitarrista inglês RICK PARFITT. Ele estava afastado do STATUS QUO desde junho após sofrer um ataque cardíaco e faleceu devido a uma forte infecção no ombro decorrente de uma queda.


O ataque cardíaco de junho não foi o primeiro sofrido por RICK. Ele já tinha quatro pontes de safena desde 1997, além de ter sofrido outros dois infartos em 2011 e 2014. Á época da revascularização quádrupla, ele havia sido avisado que poderia morrer "a qualquer momento".

Juntamente com o outro guitarrista da banda, FRANCIS ROSSI, formou uma das maiores duplas de frente da história do Rock. Assim como seu parceiro FRANCIS, RICK participou de toda a discografia do STATUS QUO. São cerca de 40 discos, incluindo compilações e discos ao vivo oficiais. O guitarrista já havia declarado não poder mais voltar a tocar com a banda, mas planejava uma autobiografia e um disco solo para 2017. 

RICK também é responsável por criar o Guitar Facelift, acessório para personalização de guitarras. Confiram o vídeo de apresentação AQUI.

Abaixo, alguns vídeos para relembrarmos o trabalho deste carismático e inesquecível ícone do Rock and Roll.


Um dos últimos singles (se não o último) com RICK nos vocais. Um clássico em plenos anos 2010s.

Participação de RICK no evento "Rock Meets Classic" de 2015.

Uma "Jam" de RICK PARFITT e BRIAN MAY (QUEEN) em um programa de rádio.

RICK tocando com seu filho pequeno em show de 2014.

Método de guitarra para a faixa "Whatever You Want", com o próprio RICK.

O último show da vida de RICK PARFITT, junho de 2016.

O artista passa, a obra fica. Obrigado pela música, RICK!

Descanse em paz.


22 de dezembro de 2016

TOP 10: ROCK AND ROLL PARA O NATAL (5)

O Natal esta aí. E como eu sempre digo, é hora de sentir cheirinho de carne assada, de ter azia com as passas do arroz e de ganhar meias. Mas coisas como o especial do Roberto Carlos ou o tema natalino da Simone certamente podem tornar as coisas mais difíceis.

Por isso, o Blog Roqueiro Curitibano poupará mais uma vez os seus ouvidos, com outras dez faixas de Rock com temas natalinos. Assim, você poderá ter uma noite feliz. Pelo menos no aspecto musical.

E para os quem curtem a ideia, aviso que esta é a quinta postagem do estilo. Para ouvir as QUARENTA faixas postadas nos natais anteriores cliquem AQUI, AQUI, AQUI e AQUI.





















E um Feliz Natal a todos!


20 de dezembro de 2016

REVIEW: 20ª FEIRA DO VINIL DO CANAL DA MÚSICA - 17/12/2016

O último hiato de cultura, diversão e confraternização em um 2016 de dificuldades e desafios. Foi o que a vigésima edição da Feira do Vinil do Canal da Música proporcionou ao público, pelo menos por um dia.

Antes mesmo do horário oficial da feira cheguei com minha esposa e as três caixinhas de LPs trazidas graças ao caríssimo Jorge e seu táxi salvador. Foi minha primeira feira como expositor dentro do Canal da Música. Instalado no espaço destinado, peguei a credencial e informações complementares com o gente finíssima Marco Dusch. Então, era a hora de disponibilizar o material ao público e (tentar) fazer uma grana.

Ainda sem ter perspectiva de como seria aquele sábado fui surpreendido pelo repórter do Canal 9 para uma rápida entrevista. Sem reação, topei de imediato. A matéria foi ao ar na segunda (19) e abordou toda a feira. Muito bacana.



Para o lanche, minha esposa sugeriu um Food Truck. E lá foi a primeira dama comprar uma das melhores coisas que comi em minha vida, um sanduba de costela desfiada e bacon, com salada, molho e pão Ciabatta. Fodástico, embora caro. Do lado de fora, ao lado do espaço gastronômico, arte, toys, músicos locais e a presença do lendário KID VINIL.


Desde que cheguei ao Canal da Música cogitei a possibilidade de adquirir o novo lançamento do MOTOROCKER, a versão limitada em Long Play para o clássico álbum Igreja Universal do Reino do Rock. Mas sem cascalho para gastar com "caprichos", deixei a ideia de lado. Eis que um dos expositores da feira, o qual tinha a venda o LP em questão, visitou minha mesa e pediu para reservar um de meus bolachões (eu estava sem máquina de cartões). Foi a deixa para posteriormente eu sugerir um "bem bolado" e finalmente adquirir o "santo graal" vinílico da malária.


Logo em seguida o MOTOROCKER chegou ao Canal da Música para uma rápida sessão de autógrafos, já que duas lojas responsáveis pela distribuição estavam expondo no local, a Melômano Discos e a Neves Records. Foi muito satisfatório poder conversar com os caras da banda e tirar uma "chapa" com o quinteto.


Faltava vender alguns LPs para obter uns trocos. Com várias opções baratas e colecionadores interessados, as coisas aconteceram. Mais uma vez, foram os mais assíduos fãs de KISS que não marcaram presença. Ou pelo menos não manifestaram-se, já que novamente levei excelente e raro material da banda para venda.

O ponto alto da feira é o contato com as pessoas. Figuras de TODAS as tribos passam pelas caixas de discos. Basta um dos lados da mesa começar a conversa e um bom papo está garantido. Dos vendedores e visitantes, pude contatar os meus amigos de longa data Benedito e Rey (da Discos Raros), o gente fina Diego (do blog De Volta Para o Vinil), o Umberto (da UP LPs) e outros tantos.

Dos clientes, o Senhor Álvaro (foto) foi um dos primeiros. Procurava por capas genéricas para seus LPs órfãos. Terminamos o papo falando de TRAVELING WILBURYS e YAMANDU COSTA. Além dele, o Marcelo (cliente desde minha primeira feira), a Kawane (que reservou seus LPs pela internet), e o  João "Guitar Man" Vitor, da banda CANELA SECA (posso dizer que "contribui" pro nome da banda a cerca de dois anos) marcaram presença. Isso sem falar em todos os demais. Agradeço a cada um, sem exceção.


Em suma, a consagrada e multi atrativa Feira do Vinil do Canal da Música não deixou a desejar em sua proposta original, tampouco em seus adicionais.

Até a próxima!



8 de dezembro de 2016

ROCK DE LUTO: GREG LAKE (ELP)

Faleceu na última terça-feira o lendário vocalista e baixista GREG LAKE, músico que fundou e deu nome a uma das maiores bandas da história do Rock progressivo, EMERSON LAKE AND PALMER. Ele tinha 69 anos e vinha lutando contra um câncer.

Antes de fundar o ELP nos anos 1970, GREG fez parte de outro nome importante do gênero no fim da década anterior, o KING CRIMSON. Teve uma carreira solo breve e de qualidade nos anos 1980, época em que assumiu provisoriamente o lugar de JOHN WETTON em outro grande grupo, o ASIA. 

Em toda sua carreira, GREG LAKE teve participação em cerca de 40 discos, incluindo álbuns de estúdio, discos ao vivo, coletâneas e participações. Definitivamente, uma lenda.

Abaixo, três faixas que trazem o já saudoso músico.




P.S: a terceira faixa, da carreira solo de GREG, tem composição e participação do guitarrista ANDY SCOTT, da banda THE SWEET. Uma parceria aparentemente improvável, mas curiosamente real.

Descanse em paz, Mr. LAKE.


1 de dezembro de 2016

BILLY IDOL LANÇA ÁLBUM TRIPLO AO VIVO EXCLUSIVAMENTE EM VINIL

O figuraça BILLY IDOL está disponibilizando mais um álbum no mercado. Agora é a vez de BFI LIVE!, uma compilação de 16 faixas gravadas durante shows de 2014 e 2015 da turnê do último disco de estúdio, Kings And Queens Of The Underground.

O lançamento é exclusivo em vinil triplo e estava a venda no Record Store Day nos Estados Unidos e  Canadá no dia 25 de novembro. Posteriormente, no dia 09 de dezembro (semana que vem) uma quantidade limitada poderá ser adquirida pela loja virtual do cantor (link AQUI).

BILLY IDOL tem carreira solo desde o início dos anos 1980 e já teve cerca de 15 lançamentos oficiais incluindo coletâneas e discos ao vivo, sempre ao lado de seu parceiro (e também figuraça) STEVE STEVENS. Apesar do visual mais agressivo e da influência Punk, o frontman dominou rádios do mundo inteiro com faixas como 'Rebel Yell', 'Dancing Whit Myself', 'Eyes Whitout A Face' e 'Sweet Sixteen'.

Abaixo, capa e tracklist.



LP 1
Postcards From The Past
Cradle Of Love
Can’t Break Me Down
Dancing With Myself
Flesh For Fantasy
Save Me Now

LP 2
Ready Steady Go
Sweet Sixteen
Eyes Without A Face
L.A. Woman
Dementia (Steve Stevens Guitar Solo)
Whiskey And Pills

LP 3
Blue Highway
Rebel Yell
White Wedding
Mony Mony