Glam Rock - Hard Rock - Boogie Rock - Pub Rock - Euro Rock

26 de dezembro de 2018

FAKE NEWS DO ROCK: KISS, PINTINHOS E FEZES

O ano de 2018 consolidou o termo Fake News na mídia oficial e nas redes sociais do Brasil. As chamadas "notícias falsas" chamaram a atenção durante o período de eleições presidenciais e foram tratadas como uma espécie de "epidemia virtual". Publicações sobre candidatos, sem fonte oficial, eram compartilhadas invariavelmente nas redes sociais mais usadas (WhatsApp e Facebook). Inúmeras foram as discussões sobre tal fenômeno.

Mas o que isso tem a ver com o Rock?

Se você acha que apenas o cenário político sofreu com isso, posso lhe afirmar que o Rock, décadas antes, também foi vítima das notícias falsas no Brasil. Abaixo, um dos maiores boatos da música que transformou-se em Fake News: a passagem do KISS pelo Brasil em 1983.

O KISS "chocou" tanto que, em meio a sua passagem pelo Brasil, surgiram "pintinhos".
Quem nunca ouviu falar do boato de que o KISS "esmagava pintinhos" no palco durante seus shows? Pois é, esse papo surgiu à época da primeira passagem da banda pelo Brasil, em 1983. Ainda hoje, é fácil encontrar alguém com mais de 30 anos que já tenha ouvido falar nessa história. Aliás, alguns poderão jurar que ela é verdadeira.

E o que era pra ser apenas boato, acabou tornando-se uma das mais bizarras Fake News que rolaram por aqui.

A edição do Jornal O Fluminense de 18 de junho de 1983, publicou em uma de suas páginas a matéria "Polícia exige show de KISS sem animais". 

O jornal imputou duas características "singulares" ao grupo
A publicação, abordando aquela passagem do KISS pelo Brasil, trouxe o seguinte conteúdo (os grifos no texto abaixo são meus): 

"Os promotores do show do conjunto Kiss cumpriram, ao final da tarde de ontem, as exigências determinadas pela Divisão de Controle e Fiscalização de Diversões Públicas, da Secretaria de Policia Judiciária, e ouviram do Diretor, Delegado Délio Capitelli, normas de orientação para que o show vá até o final, como programado: não poderão pisotear e matar pequenos animais ou comerem fezes, características do conjunto".

A "matéria" segue:

"Os encarregados da fiscalização foram orientados para impedir o massacre de animais - pintinhos, em sua maioria, que são pisoteados e esmagados durante o desenrolar do show - e comam as próprias fezes".

E pra provar que entidades de classe e notas de repúdio não são clichês do século XXI, o último parágrafo do texto registra:

"Em nota conjunta, a Cooperativa dos Vegetarianos, Editora germinal, Grupo Lotus, Liga de Defesa dos Animais, Ordem Teosófica de Serviço e Aurora Espiritual afirmaram que em função do noticiário que tem acompanhado a excursão do grupo de rock Kiss ao Brasil e a pretexto de sensacionalismo e promoção, os integrantes anunciam a realização de sacrifícios de animais em pleno palco. A nota afirma que mesmo se tratando de mera ameaça, não deixa de chocar a idéia que atos de crueldade sejam levianamente utilizados pelo conjunto musical para levar à platéia uma dose maior de emoções fortes. E sugere o boicote do público ao espetáculo e a outros eventos que pregam a violência, o incentivo a práticas anti-ecológicas e exploração do sofrimento".

Fim da matéria. O boato dos pintinhos acabava de tornar-se Fake News. 


Eu não sei que é mais absurdo nessa publicação: a falsa notícia sobre esmagar pintinhos, a falsa notícia sobre os integrantes do KISS comerem fezes ou saber que alguém criou uma cooperativa de vegetarianos...(risos).

Tá certo que o baixista GENE SIMMONS baba sangue nos palcos e fala umas merdas fora deles. Mas publicar num jornal que o cara come bosta é muita sacanagem.


Em tempo: uma ex-colega de trabalho chamada Cássia, ao me ouvir falando certa vez sobre o KISS, me interrompeu dizendo: "O KISS é aquela banda que arrancava cabeça de pintinhos no palco né???". Sabendo que alguém havia confundido a história de "esmagar pintinhos" do KISS com o fato de o vocalista OZZY OSBOURNE (BLACK SABBATH) ter arrancado a cabeça de um morcego com os dentes em uma apresentação, disparei: "Deve ser mais fácil do que pisar em morcegos". O riso dos roqueiros foi geral.


24 de dezembro de 2018

ROCK AND ROLL PARA O NATAL (7)

Que tal esquecer a azia com as passas e aquele tio bêbado que você vai encarar neste final de ano e ouvir umas faixas com temas natalinos, executados por grandes ícones do Rock?

É só aumentar o volume, dar o play nos videos abaixo e curtir a sétima seleção anual do Blog com roquinhos inspirados no natal.

Relembre os TOP 10 anteriores AQUI, AQUI, AQUI, AQUI, AQUI e AQUI.

Seguem a versão 2018 dos dez temas escolhidos.













E um Feliz Natal a todos!