13 de outubro de 2013

LENDAS DO EURO ROCK: LEFT SIDE

A meteórica história do LEFT SIDE começou em 1965 quando HARMEN VEERMAN (guitarra e vocal), JAN SCHILDER (baixo), COR VEERMAN (teclado e baixo), JAAP LAUTENSCHUTZ (guitarra e vocal) e JAAP KRAS (bateria) formaram o BEAT BOYS na pequena cidade de Volendam, ao norte da Holanda.

Beat Boys: o embrião do Left Side
O nome da banda foi alterado três anos mais tarde, quando GABE DIRNE produziu o primeiro compacto "Confusion In My Mind/Feeling So Lonely And Blue". A faixa principal logo fez sucesso e entrou no TOP 40 local. Apesar disso, dois integrantes deixaram o grupo: JAAP LAUTENSCHUTZ deu lugar ao guitarrista STEEF REILINGH e COR VEERMAN (posteriormente conhecido como ALAN DECKER) foi substituído pelo tecladista DICK PLAT. O grupo seguiu gravando e lançou os compactos "Welcome To My House/This Little Village" e "I Can Give You Everything/Miss Lonely" em 1969. 

Ainda naquele ano o LEFT SIDE sofreu outras duas alterações em sua formação: EVERT VEERMAN substituiu STEEF REILINGH e JAAP SOMBROEK ocupou a bateria no lugar de JAAP KRAS. Alguns registros indicam que um guitarrista chamado BEN DE GROOT tocou provisoriamente na banda antes de EVERT. Os compactos "Johnny/Silly Girl" e "Woman In My Life/I  Need You" foram lançados em 1970. Em seguida a banda lançou "See You Crying/Feeling Allright". Estas duas faixas mostram uma sonoridade diferente, bem mais próxima daquela que o grupo apresentaria nos próximos anos. Divergências entre HARMEN e EVERT teriam ocorrido por questões autorais em "See You Crying".


Apesar dos vários singles lançados até então, a banda não havia alcançado notoriedade. Então assinaram com a Phonogram e conheceram o talentoso produtor PETER KOELEWIJN, que viria a compor e produzir quase todo o material da banda. Com EVERT-JAN REILINGH substituindo EVERT VEERMAN,  foi lançado "(Like a) Locomotion/Mama you Said the Right Words" em 1973. O sucesso de "Locomotion" foi estrondoso. Além de alcançar rapidamente a 17ª posição na Holanda, estourou na Bélgica, França e Brasil (onde atingiu o primeiro lugar nas paradas). Alguns meses depois foi lançada a música que consagraria o LEFT SIDE, "Mamma Mia (Everytime I See Ye)". Em menos de um ano, o grupo fez três aparições no VAN OEKEL'S DISCOHOEK, icônico programa televisivo da Holanda que tinha a apresentação do comediante DOLF BROUWERS.


Os próximos singles ("I Want Ye and I Get Ye/Hello Goodbye Babe I See Ye") não tiveram tempo de repercutir como desejado, já que a rádio Veronica (lendária rádio offshore no país) foi tirada do ar. Em 1975, a banda lançou as faixas "Tessie (I Love You)" [posição 20 no TOP 40 local] e "Gimme Your Love". Naquele mesmo ano, PETER KOELEWIJN fez o grupo gravar "Clap Your Hands and Stamp Your Feet" (sucesso na voz da cantora BONNIE ST CLAIRE). Em 1976 a Phonogram (Philips) lançou o LP (Like a) Locomotion com 14 faixas. Por reunir os principais sucesso da banda, esse disco foi relançado com o título The Best of Left Side.

Harmen Veerman, Dick Plat, Klas Tuyp, Jan Schilder e Evert-Jan Reilingh

O single "Morning Sunrise" (que não aparece no LP) foi lançado naquele mesmo ano. Um suposto problema na mixagem desta faixa teria feito com que os compactos fossem recolhidos das lojas e substituídos por outros com uma versão diferente da música. Tal fato teria revoltado os integrantes e ocasionado o fim da banda. E seria mesmo. No dia 10 de dezembro de 1976, todos os músicos que fizeram parte do LEFT SIDE reuniram-se para um show de despedida em Volendam, onde tudo começou.

Apesar do fim precoce, o grupo voltou a ser lembrado nas décadas seguintes. Em 1988 uma boy band chamada BAM TO BAMBAM regravou a faixa "(Like a) Locomotion". Em 2004 um grande concerto na Holanda intitulado Concert van de Eeuw reuniu diversos artistas locais incluindo HARMEN VEERMAN. Ele apresentou as faixas "Tessie (I Love You)" e "(Like a) Locomotion" com JAAP SOMBROEK nas baquetas (assista abaixo). 



Imagem: 1core.nl
No ano de 2005 uma versão em CD do Long Play de 1976 foi lançado no Brasil pela MNF Music. Três anos depois (Like a) Locomotion foi lançado oficialmente em CD na Holanda com 18 faixas, incluindo alguns dos primeiros singles de menor sucesso comercial. O evento de lançamento (foto ao lado) contou com a presença dos ex-integrantes HARMEN VEERMAN, KLAS TUYP, JAAP SOMBROEK, JAN SCHILDER, DICK PLAT e EVERT-JAN REILINGH. Seria a última reunião oficial dos músicos.


Nenhum comentário: