Glam Rock - Hard Rock - Boogie Rock - Pub Rock - Euro Rock

14 de janeiro de 2024

LEMBRA DO GEIER STURZFLUG? TEM DISCO NOVO DOS CARAS

Um nome de sucesso do New Wave alemão (NDW) volta a lançar material inédito: os caras do GEIER STURZFLUG apresentaram nesta semana o álbum Alles In Eimer, com 14 faixas, disponível em CD e nas plataformas digitais. Engana-se quem pensa que os caras ressurgiram dos mortos. Isto, pois, esse é o sexto disco de estúdio lançado por eles nos últimos seis anos (!).

Se você curte Euro Rock, certamente já ouviu a faixa "Bruttosozialprodukt" lançada pelos caras em 1982. Ela está presente no Volume 3 da cultuada coletânea Rock 'N Roll Project

O som da banda circula muito pelo Ska e, eventualmente, pelo Reggae. Porém, no lançamento em questão, o foco é o Rock.

Quem comanda os vocais é FRIEDEL GERATSCH, membro fundador e presente na banda desde o começo. Ele faz várias críticas políticas em seus trabalhos. Bruttosozialprodukt é um desses casos.  O segundo nome importante na banda é o compositor e saxofonista CARLO VON STEINFURT (ou THOMAS PASSMANN-ENGEL). que participa desde 1996. O terceiro integrante em destaque é RAINER HUNDSDOERFER. Ele fez os vocais em apresentações recentes nas quais FRIEDEL não aparece.

Um fato que eu desconhecia é que os caras foram descobertos pelo cantor PETER KENT (o cara da música “It’s A Real Good Feeling”). KENT, aliás, foi o produtor do primeiro álbum da banda.

Gostei bastante da qualidade do material: um Rock básico, porém honesto. Recomendo!

Abaixo, capa e playlist do Spotify.



01. Alles im Eimer
02. Zu viel Spaß
03. Unten Oben
04. Mein Herz ist ein Rad
05. Sommer 2030
06. Dududu
07. Komm schon
08. In Vollkommenheit
09. Ne gute Zeit
10. Das höchste der Gefühle
11. Sommer in Berlin
12. Siegerlied
13. Hausbeben
14. Liebe Leben Leberwurst

7 de janeiro de 2024

UM BLUES DE GAITA DIFERENTÃO

Quando alguém pergunta o que se VÊ quando se ouve um Blues, a resposta geralmente não varia: um músico na varanda de uma casa do século passado, um andante carregando seu violão na beira da estrada enquanto canta o que fez quando "acordou esta manhã", ou ainda um músico estiloso em um bar intimista e escuro.

E geograficamente, onde isso ocorre? Grandes clássicos têm diretamente a ver com o cenário do contador da história. Muitas faixas colocaram Chicago, Memphis, Texas e outras localidades no mapa da música mundial.

E que tal o Blues da floresta russa? Nunca ouviu falar? Nem eu. Até agora.

Certamente, esse é um cenário que jamais viria à minha mente. E o aparentemente desconhecido ANDRII YURLOV tratou de mudar isso. Ele acabou de lançar o álbum Northern Low Blues, contendo 12 faixas, disponível em algumas plataformas digitais.

O som é basicamente um blues instrumental com uma gaita de boca cheia de personalidade. Não é melancólico, nem festeiro, mas é bem bacana. Ouça e veja se a trilha encaixa-se no teu gosto musical.

Abaixo, capa e playlist do YouTube.



01. Intro
02. Strong Wind
03. Frozen Forest
04. Crossroad
05. Northern Way
06. Calm of the Night
07. Forest Patrol
08. Leaving Traces Along the Way
09. Snow Shuffle Blues
10. Cold Foggy Morning
11. Walk Under the Northern Light
12. Outro