Foi em um dia chuvoso como o de hoje que surgiu a faixa "Caroline", um dos maiores sucessos da banda STATUS QUO.
Ela foi escrita pelo vocalista/guitarrista FRANCIS ROSSI em parceria com um cara chamado ROBERT (BOB) YOUNG.
BOB tornou-se roadie da banda em 1968, naquela fase em que o STATUS QUO tinha um visual bem esquisitão. Segundo ele, o JETHRO TULL havia oferecido 10 libras por semana pelo seu trabalho de roadie. Já o STATUS QUO ofereceu 15 libras. BOB disse que aquele cincão a mais mudou a sua vida.
O trabalho de BOB passou do apoio operacional a parceria musical em pouco tempo. Em 1970, ele era praticamente o quinto elemento da banda, tocando gaita, por exemplo, na faixa "Down the Dustpipe".
No ano seguinte, ocorre a história que ajudou a alavancar a banda como uma das mais queridas da Europa. FRANCIS e BOB moravam no mesmo prédio em Londres e resolveram passar férias com suas famílias num hotel barato em Cornwall, no litoral inglês. Sem poder levar seus filhos para passear devido ao tempo ruim, os caras começaram a rascunhar a letra de "Caroline" na sala de jantar do local, em um guardanapo de papel.
A primeira demo da faixa foi gravada por FRANCIS nas cordas e por um baterista chamado TERRY WILLIAMS, que viria a ser baterista de sucesso no DIRE STRAITS nos anos 1980. Inicialmente, a faixa era um Blues lento.
Versão lenta de "Caroline". Bão também.
No entanto, durante o processo de gravação, a banda decidiu dobrar a velocidade, transformando-a em um Rock cheio de energia. A gravação foi feita em grande parte ao vivo, utilizando os equipamentos de palco da banda, o que contribuiu para a energia crua e autêntica da música.
Segundo FRANCIS, a introdução de guitarra criada pelo saudoso RICK PARFITT para esta música acabou tornando-se a marca registrada do som da banda (quem não concordaria???). Ainda segundo ele, foi nessa fase que a banda criou aquele movimento coreográfico dos guitarristas na frente do palco. O resto é história.
Performance rara e incrível da faixa "Caroline", em 1975 na Espanha
A versão final da música foi lançada como single em 1973 e está presente no clássico álbum Hello!. Ela foi o primeiro hit Top 5 da banda e tornou-se faixa de abertura nos shows da banda por décadas.
Quem disse que um dia chuvoso não rende coisa boa???
3 comentários:
Essa banda é d+ top mesmo
Engraçado, sempre achei que ela estivesse numa aceleração rápida demais. Agora tudo faz sentido!
Também curti a história, GR33Nh4T! Abração!
Postar um comentário