Glam Rock - Hard Rock - Boogie Rock - Pub Rock - Euro Rock

11 de julho de 2015

BBC PAROU DE TOCAR JOURNEY, NEIL YOUNG E THE DOORS. SABEM POR QUÊ?

O Portal UOL traz a matéria em questão: restrição por entidade de direitos autorais deve-se a disponibilização de aplicativo offline da rádio britânica. Confira abaixo:


BBC PROIBE SEUS DJs DE TOCAREM MÚSICAS DE NEIL YOUNG, THE DOORS E OUTROS ARTISTAS

Empresa teria problema para pagar os direitos autorais dos músicos

10/07/2015 - 14:26 - André Zuliani

A BBC proibiu os seus DJs de tocarem músicas de Neil Young, The Doors, Journey e Bonnie Raitt ou quaisquer versões covers de suas faixas. O departamento legal da empresa avisou seus programadores que os artistas não fazem mais parte do Mechanical Copyright Protection Society (MCPS), o que significa que a BBC não teria como pagá-los pela execução das músicas.

No comunicado oficial, a BBC informa que se a música for "editorialmente essencial", os produtores devem contactar o seu editor de comissionamento, que, então, deverá entrar em contato com o departamento de direitos autorais. Mas o recado é para evitar ao máximo esses artistas, pois a empresa "possui uma enorme gama de música".

Um porta-voz da emissora explicou a situação. "A questão surgiu para o rádio agora porque vamos lançar em breve um recurso que permitirá que o público faça o download de programas de rádio e de música para ouvir offline no app BBC iPlayer Rádio. Isso envolve os direitos da MCPS que foram retirados".

Separadamente, um porta-voz da Wixen Music, representante dos artistas, disse ao Music Business Worldwide que um acordo pode ser feito para o uso das músicas. "A BBC pode pode usar Neil Young e The Doors sempre que eles negociarem uma licença com a gente para um determinado programa. Tudo o que estamos dizendo é que nós não vamos pré-aprovar utilizações ou taxas se os clientes não tiveram a oportunidade de rever e aprovar seu uso".


É, cada um tem o ECAD que merece...