Glam Rock - Hard Rock - Boogie Rock - Pub Rock - Euro Rock

26 de março de 2016

MATÉRIA: O VINIL HD ESTÁ CHEGANDO

Essa é boa...

Matéria publicada na Folha de São Paulo:

O VINIL HD ESTÁ CHEGANDO

25/03/2016 - 15h24 / AMANDA CAVALCANTI
DA VICE

Volta e meia, ouvimos falar da tal 'volta do vinil'. De fato, ela tem algum fundamento, ao menos nos Estados Unidos: de acordo com o relatório de final de ano da Nielsen, a venda do vinil aumentou em 30% no país em 2015, em relação ao ano anterior. 

Esse aumento contrasta, porém, com a tecnologia usada para produzir esse tipo de mídia física. Até hoje, as máquinas usadas para prensar os vinis datam dos anos 1960 e 1970, são extremamente lentas e consomem muita energia. Mas isso pode estar prestes a mudar.


A Rebeat Digital, companhia austríaca, patenteou o conceito de "High Definition Vinyl", ou vinil HD, nova tecnologia que pode cortar pela metade os custos e o tempo usado para a fabricação de discos.

Na terça-feira (15), a Digital Music News reportou que teve acesso às especificações tecnológicas do processo, que consiste em um laser que queima o áudio diretamente no disco, baseando-se em um mapa topográfico 3D - cujo aperfeiçoamento será a parte mais demorada da fabricação dos novos LPs.

Além de possuir melhor volume e qualidade de áudio, o vinil HD poderá ser tocado em qualquer turntable e toca-discos já existente - ou seja, você não vai precisar trocar seu equipamento para aproveitar os benefícios.

Segundo a Rebeat Digital, a tecnologia pode estar já circulando no mercado em três anos. Vamos torcer para que ela não perca o 'boom' nas vendas.


Um comentário:

GR33Nh4T disse...

Já vi experimentos de impressoras 3D para vinyl. Essa tecnologia austriaca parece acelerar muito a produção, o que é interessante. Já sobre o áudio HD, é mais um apelo comercial pois o Vinyl é uma mídia que se degrada com o uso e não suportaria um som com qualidade maior (há problemas de pular agulha e outras coisas)

Abracoo!