8 de novembro de 2018

ROCK DE LUTO: HUGH MCDOWELL

Faleceu no último dia 07 o violoncelista britânico HUGH MCDOWELL. Ele tinha 65 anos e lutava contra um câncer.


MCDOWELL foi o famoso violoncelista da ELECTRIC LIGHT ORCHESTRA. Ele ficou caracterizado por se apresentar com um belo e imponente violoncelo branco. HUGH participou do primeiro álbum da ELO em 1972 e ficou aproximadamente um ano no grupo. Pouco tempo depois ele saiu junto com ROY WOOD para fazer parte da banda WIZZARD. Lá, participou do disco Wizzard Brew de 1973 e recebeu os créditos na faixa "Bend Over Beethoven".

Logo em seguida, o violoncelista retornou à ELO e participou dos discos Eldorado (1974), Face The Music (1975), A New World Record (1976) e Out Of The Blue (1977). Ele apareceu no vídeo promocional do álbum Discovery de 1979, mas não participou das gravações. 


Além da ELO, ele participou de outros projetos e faixas, como nas músicas "High Flyers" da banda GLIDER em 1977 e  "My Mother Said" da banda RADIO STARS em 1982. No início dos anos 1990 ele também tocou na ELO PART II, uma formação encabeçada pelo baterista BEV BEVAN numa tentativa de retomar a banda. 

Nesse mesmo período, ele participou da ORKESTRA, projeto que contou com o violinista MIK KAMINSKI, ex-companheiro de ELO e, apesar de basicamente executar canções da antiga banda, lançou dois discos de faixas próprias!

Nos anos 2000, participou de um projeto chamado ICON encabeçado pelo também saudoso JOHN WETTON (o eterno baixista e vocalista do ASIA).

Abaixo, quatro faixas com a participação do considerado por muitos "o JIMI HENDRIX do violoncelo".






Descanse em paz, HUGH.


Nenhum comentário: