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10 de outubro de 2022

REVISTA TOP ROCK: UM BATE-PAPO COM QUEM FEZ PARTE DESSA HISTÓRIA (2)

Quem acompanha o blog já conferiu minhas postagens sobre a revista Top Rock, saudosa publicação nacional que marcou a vida de muitos roqueiros.

Um ano depois de postar um papo muito bacana com Mark Ament, tradutor e editor da revista (leia AQUI), trago a vocês mais uma conversa histórica. Desta vez, o papo foi com Luiz Seman, referência do mercado editorial/gráfico brasileiro que também foi editor da Top Rock.

Sem mais delongas, segue o papo exclusivo:

Tenho que começar esse papo falando sobre a saudosa Revista Top Rock, referência do público roqueiro nos anos 1990. Fazer uma revista de Rock no país do carnaval era algo, digamos, heroico?
Ah, o Brasil também é o país do Rock! Sempre tivemos fiéis roqueiros, e nos anos 90 houve um boom de bandas vindo fazer show aqui no Brasil. A Top Rock começou com o estouro do Guns (GUNS 'N ROSES). A gente (Editora Escala, depois Trama Editorial) tinha feito um pôster especial do Guns e vendeu absurdamente! Daí, percebemos que havia uma demanda pra mais publicações voltadas ao público roqueiro e, assim, criamos uma revista mensal. Deu supercerto!

Basicamente, como era distribuir 35.000 exemplares mensais em um país de extensão continental?
A editora se utilizava de serviço de distribuição de uma das duas grandes empresas que já distribuíam produtos de banca (revistas e jornais). Com o sucesso inicial de vendas, a revista foi se “espalhando” pelo país inteiro.

Como vocês conseguiam as imagens (fotos) utilizadas nas edições da revista?
Através das editorias de revistas internacionais (principalmente da Inglaterra), imagens fornecidas pelas gravadoras e comprando fotos de shows que rolavam no Brasil, a maioria compradas do jornal “O Estado de São Paulo” (o famoso “Estadão”), que tinha (ainda tem) um serviço de vendas de fotos com centenas de milhares de imagens de shows e de artistas. Nossa reportagem, que fazia cobertura de shows e entrevistas, também fazia fotos dos artistas quando esses vinham ao Brasil (ainda usando máquina fotográfica, hehe!!!).

Hoje, para conhecer pessoas interessadas num mesmo tema, os jovens podem utilizar as comunidades de redes sociais e coisas do tipo. Nos tempos da Top Rock, havia a seção de cartas. Podemos dizer que vocês faziam esse papel de comunidade roqueira?
Sim!  Era na seção de cartas dos leitores que tínhamos feedback sobre as matérias, ajudando a gente a fazer a escolha das bandas que seriam publicadas nas próximas edições. Além da seção de cartas normal, tínhamos a seção “Mural do Rock”, na qual o pessoal publicava que estava procurando novos membros pras bandas ou vendendo algum equipamento musical. E havia também a seção “Fã-naticos”, que o pessoal trocava correspondências entre fãs de determinadas bandas. Fazíamos também um concurso de desenhos; os leitores mandavam seus desenhos de bandas, etc., e a gente premiava os melhores com CDs, camisetas e edições especiais da revista. Vinham pra nós uns desenhos muito, muito bons!

Recentemente, conversei com o Mark Ament, que trabalhou contigo na Top Rock e compartilhou algumas histórias muito bacanas. Você ainda mantém contato com algum colega dos tempos da revista?
Infelizmente, não muito. Hoje moro em Curitiba, a maioria deles está em São Paulo. Às vezes converso com o Ruy Pereira, Editor Chefe da revista e dono da Editora, mas só pelo Whats.

Ocorreu alguma situação inusitada/bizarra/engraçada nos tempos da revista que você lembre ainda hoje?
Sim, hehe! Uma vez houve uma discussão sobre o fato de que eu, que nas últimas cinco edições da revista respondia as cartas dos leitores, querer colocar uns palavrões (nada muito “sujo”, era mais tipo “porr@, c*zão, m&rda, uma bost@”, coisas assim) nas respostas da seção de cartas e em algumas matérias, pra dar uma descontraída e falar uma linguagem mais próxima ao dia-a-dia do leitor. Todos na revista eram contra, daí eu falei: “Se o leitor não curtir, eu paro”. “Mas, como vc vai saber se eles curtiram?”, me questionaram. Eu disse: “Vamos ver se o volume de cartas dos leitores aumenta, e se tem um feedback positivo deles”. Não deu outra: aumentou bastante o número de cartas, os leitores também mandavam umas “perolazinhas” nas cartas (huahaha), e isso, indiretamente, contribuiu pra aumentar as vendas.

A Top Rock parou de circular por questões de mercado ou teve outros motivos?
Basicamente, houve uma separação societária na Editora, e o sócio remanescente que ficou tocando a Top Rock fez um redirecionamento de sua linha editorial, dentro do qual foram lançados outros tipos de publicação dirigida a outros nichos de mercado totalmente diferentes da linha editorial da Top Rock; assim, tornou-se necessário redirecionar os esforços e recursos internos para essas novas publicações.

Até os anos 1990, o acesso à internet era pra poucos. De lá pra cá, a web escancarou todos os conteúdos possíveis para o mundo todo. Você concorda que, em pouco tempo, fomos da falta de informação a um excesso de informação?
Eu acho que há um “excesso de autoria”. Deixa eu explicar. Um jornal, revista, etc., tem uma equipe de profissionais que recebem uma informação, e checam até onde essa informação é verdadeira. Depois de checar, escrevem a matéria, um revisor revisa o Português e a ortografia, daí se publica a notícia, a matéria, etc. Com a internet, hoje a pessoa ouve/lê uma informação e já sai publicando, sem checagem, sem pesquisa, sem saber se é real ou fake; vai publicando e pronto – é isso que eu chamo de “excesso de autoria”. Quanto à opinião, daí sim hoje as pessoas opinam mais e mais rapidamente, e isso é positivo. Mas olha só: a pessoa pode publicar: “A banda X é a melhor banda do mundo” – isso é uma opinião. Se publicar assim: “A banda X é UMA DAS melhores bandas do mundo” – isso é uma informação. Essa pequena diferença é fundamental pra separar opinião pessoal de informação pública.

Apesar de vivermos tempos digitais, as vendas de livros não param de crescer. Isso sem falar em fenômenos sazonais, como o álbum de figurinhas da Copa do Mundo. Atualmente, é possível o mercado editorial/gráfico explorar esse nicho de roqueiros e colecionadores de maneira rentável? Ou isso resume-se às biografias e afins lançados pelas editoras?
O livro impresso nunca vai acabar. Um livro impresso traz um tipo de informação (seja biografia, ficção, romance, etc.) que você vai ler com calma, com tempo. A influência dos meios digitais é relativa para o livro; quem não lê livro hoje é o mesmo tipo de pessoa que não lia livro antes da internet. 
Quanto ao álbum de figurinhas, hoje mesmo eu vi uma criança de uns 6 aninhos com um álbum na mão! E isso é legal, o álbum é uma coisa lúdica, é “quase um brinquedo”, e atrai adultos também por isso, é um resgate da infância. 
Quanto aos(as) roqueiros(as), mesma coisa: se a pessoa tem o hábito da leitura “no papel”, ele vai procurar livros impressos – mesmo que o(a) roqueiro(a) seja das chamadas geração Y (nascidos entre os anos 80 e 90) ou da geração Z (nascidos a partir de 1995 até 2010). Se já é um “ser digital” (só consome informação na internet), não vai nem chegar perto do livro/revista impressos. Eu acho bem possível, sim, que as editoras explorem esse nicho que você citou. Basta que os criadores do ramo editorial saibam criar e produzir produtos atrativos, inclusive com recursos pra levar o leitor do livro impresso pra internet, tipo, a pessoa lendo um livro sobre Rock, daí tem um QR Code que o leitor captura e assim é “levado” a ouvir e/ou assistir vídeos - no smartphone ou computador - de uma música relativa ao que lê no livro impresso.

No aspecto pessoal, por quais meios você ouve música nos dias de hoje: mídia física, mídia digital, streaming, rádio FM ou outro?
Eu trabalho com design gráfico e editoração eletrônica no computador, daí eu costumo abrir o Youtube e ficar ouvindo o áudio da música enquanto trabalho.

Você é ou já foi colecionador de LPs/CDs?
Não um colecionador, mas eu os tenho guardados; deve dar um total de uns 30 LPs e uns 70 CDs.

Aplicativos de música como Spotify e Tidal alegam disponibilizar milhões de faixas. Você acredita que os famosos algoritmos são suficientes para que os jovens descubram o bom e velho Rock OU rádios, feiras de discos e colunas especializadas ainda possuem um papel importante como consultorias musicais?
Olha só, eu tenho filhos gêmeos de 29 anos. Os dois começaram a ouvir música aos 10/12 anos nas rádios dos carros do GTA (Grand Theft Auto)[jogo eletrônico]! Daí, foram se interessando por música, descobrindo os clássicos do Rock, da música Pop. Ou seja, é muito dinâmica essa forma de se descobrir a música, o Rock. E quando a pessoa se interessa por um estilo musical, vai “fuçando” e se informando.

Descobri que você tem projetos musicais de Rock e Jazz. Fale um pouquinho sobre eles.
Eu canto profissionalmente desde 1986, em São Paulo; eu cantava em bandas de Hard Rock, Blues e Progressivo. Eu gravei um CD intitulado “Quantum II”, de Rock Progressivo tipo EMERSON, LAKE & PALMER. Daí mudei pra Curitiba em 1994, e aqui eu tenho bandas de flashback (Sweet Memories, Pop e Rock dos anos 60 e 70), de Blues (Banda Idioma Blues) e Jazz (chamada Jazzto). Se vc der uma busca no Youtube assim: “Luiz Seman Curitiba”, tem vários vídeos meus cantando com minhas bandas.

Luiz, gostaria de te agradecer por dedicar um tempo a responder questões deste modesto blogueiro. Pra fechar: se na data de hoje você pudesse sugerir cinco álbuns de Rock aos leitores, quais seriam?
Eu que agradeço a oportunidade! Muito legal esse teu blog, Denis, parabéns e sucesso sempre! Bom, daí eu vou indicar cinco “velharias” hehe, das raízes do Rock. Vou basear essa escolha nos guitarristas que eu acho os mais influentes do Rock.
O 1º é o single “Johnny B. Good” (1958), de CHUCK BERRY. Aqui é quando o Rock era um feto e daí nasceu rsrsrs. O CHUCKY BERRY pegou o Blues, tocou ele rápido e simplesmente criou todo o Rock’n’Roll; é o pai da criança. Faixa recomendada: “Johnny B. Good”.
O 2º é “Are You Experienced?” (1967), da banda JIMI HENDRIX EXPERIENCE. Quem gosta de Rock precisa ouvir JIMI HENDRIX. Não precisa gostar, mas TEM que ouvir rsrs. Faixa recomendada: “Manic Depression”.
O 3º é “Paranoid” (1970), do BLACK SABBATH. Considero TONI YOMMI o “inventor” do Heavy Metal e todas suas vertentes (Thrash, Speed, Black, Doom, Power, etc.). Faixa recomendada: “Paranoid”.
O 4º é “Burn” (1973), do DEEP PURPLE. É uma pancada, com o RITCHIE BLACKMORE em seu auge, e que influenciou inúmeros guitarristas de Rock. Faixa recomendada: “Burn”.
O 5º é “VAN HALEN” (1978), da banda Van Halen. O EDDIE VAN HALEN, pra mim, é o MOZART ligado numa tomada de 220V. Faixa recomendada: “Ain’t Talkin ‘bout Love”.

2 comentários:

Sickeira disse...

Muito legal essas entrevistas com o pessoal das antigas revistas de rock nacionais.
Já adicionei o link no meu post sobre a Top Rock.
Obrigado Denis por este resgate histórico.

Denis Luiz disse...

Sickeira, sou eu que te agradeço pelos comentários e por compartilhar.

Abração!

Denis