Glam Rock - Hard Rock - Boogie Rock - Pub Rock - Euro Rock

10 de agosto de 2025

A VOLTA DA RÁDIO COMUNITÁRIA DO BOQUEIRÃO

Uma notícia recente que me deixou feliz foi o retorno da Rádio Cultural do Boqueirão (RCBFM) aqui em Curitiba. 

Atualizei a logo original. Legal, né?

Embora muitas pessoas não consumam programação de rádio nos dias de hoje, principalmente pelo dial, ela ainda tem um público gigantesco, seja no trânsito, no trabalho ou no lar. Ela permite que você tenha música, informação e até religião em tempo real, sem necessidade do nosso "segundo oxigênio", o sinal de internet.

No início dos anos 2010, smartphones e WhatsApp engatinhavam por aqui. A internet predominava nos PCs e os e-mail e ligações telefônicas eram muito mais relevantes. Ouvir rádio e conversar por meio de chats eram ações muito bem ranqueadas dentre as opções de entretenimento.

Naquele período, as rádios comunitárias eram uma constante na capital. Regiões como as do Bairro Novo, CIC e Boqueirão tinham uma programação focada no público local. Muito mais do que replicar música pseudosertaneja, elas traziam subgêneros condizentes com o perfil de seus ouvintes. Lembro que uma delas tinha programa de Rap ou Hip-Hop, estilos com milhares de consumidores e algo raro em nossa cidade.

No Boqueirão, as noites de sábado tinham horários dedicados ao bom e velho Rock e também ao Flashback. Meu amigo Benedito César, da loja Discos Raros, apresentava os programas Zum Make To Rock e Dance Machine. Era diversão garantida!

As pessoas reuniam-se nos chats dos sites dessas rádios para bater papo enquanto ouviam boa música (algo parecido com o que ocorre nas lives de Facebook e YouTube atualmente).

De lá pra cá, as coisas mudaram bastante. Com o avanço das tecnologia e das opções entretenimento, as rádios comunitárias foram simplesmente desaparecendo. Isso sem falar nos custos para manutenção dessas estações.

Sob o comando do diretor Luis Alberto, a RCBFM ressurge no dial e on-line, com aplicativo próprio. Ela está em 87,9 MHz, atual faixa padrão para as rádios comunitárias (antigamente elas ficavam em 98,3 MHz). Luís Alberto prometeu que teremos programação Rock. Qualquer novidade, avisarei por aqui.

Para ouvir a RCBFM ao vivo, CLIQUE AQUI.

Para visitar o site da RCBFM (ainda não finalizado), CLIQUE AQUI.

Nenhum comentário: