22 de setembro de 2011

TOP 3: OS MELHORES PROGRAMAS DE ROCK DAS RÁDIOS DE CURITIBA (2011)

Desde piá eu gosto muito de ouvir rádio. Eu sintonizava a estação desejada no dial do meu saudoso Gradiente S-95, ligava o Tape Deck e deixava-o engatilhado para não perder nenhuma das minhas músicas preferidas. Era a melhor (e mais barata) maneira de se fazer uma seleção musical, já que CD era artigo de luxo, vinil era limitado e poucas pessoas "emprestavam" música.

Nessa época não havia essa história de rádio rock e a programação era mais eclética. Somente a partir da década de noventa foram criadas as estações destinadas ao público roqueiro. Surgiram na sequência a Estação Primeira, Alternativa FM96 Rock (já extintas), além da 91 Rock e Mundo Livre FM. Há alguns anos este padrão parecia estar com os dias contados. Mas descobriu-se nos roqueiros e afins um público exigente e fiel. E assim elas continuam firmes e fortes.

E falando especificamente da programação, resolvi ranquear os três melhores programas de Rock das rádios curitibanas. Ei-los:
 
3º LUGAR: ARQUIVO DO ROCK - RÁDIO 91 ROCK (91.3 FM)
   
O Arquivo do Rock talvez seja um dos heróis da resistência das rádios curitibanas. Lembro de ouvir muito este programa quando era executado na saudosa Alternativa FM 106.5.

Para quem está se iniciando no mundo do Rock, esse é o "beabá". De AC a Zeppelin, são sessenta minutos do básico e do clássico mostrados de segunda a sábado pela locutora Sandra Carraro, sempre ao meio-dia.


2º LUGAR: ROCK AND ROLL ALL NIGHT - RÁDIO MUNDO LIVRE FM (93.9 FM)
      
As noites de sexta não estão mais vazias em termos de música. O programa Rock and Roll All Nite manda muito bem, circulando bonito entre o Classic Rock, o Hard Rock e o Glam Rock. Além de resgatar clássicos esquecidos, o programa comenta bandas e faixas para enriquecer o conhecimento de seus ouvintes. 
  
Tudo isso com direito a um Blog muito bem elaborado, que comenta e antecipa as faixas que serão executadas. O RARAN começa as onze da noite, sendo apresentado atualmente pela locutora Larissa Serafim.
 
 
1º LUGAR: ZUM (MAKE TO ROCK) - RÁDIO RCB FM (98.3 FM)
   
A Rádio Cultural do Boqueirão é a primeira estação comunitária de Curitiba. Está na frequência modulada para boa parte da região sul da capital e na internet para qualquer lugar do planeta. Mesmo no ar há alguns anos a rádio ainda encontra-se em desenvolvimento e segue em busca de apoio cultural.
   
E o Zum (Make to Rock) traz Rock and Roll de primeira, com músicas raras, bandas desconhecidas do Euro Rock e clássicos que fizeram muitos malucos pirarem nas pistas (sim, no tempo em que se dançava o Rock). A interatividade entre público e locutores é total, por telefone e chat. O programa rola todos os sábados às oito da noite e tem duas horas de duração.
 

7 comentários:

Anônimo disse...

pois é boa lembrança mas infelizmente para os roqueiros de plantão o zum (make to rock)teve seu fim nesse último sábado...lamentável

scorpion disse...

Fui escutar um pouco da radio RCB boqueirão é uma merda só sertanejo

Roqueiro Curitibano disse...

Boa tarde, Scorpion.

Creio que a RCB não possui qualquer programação Rock and Roll há um ano e meio. Talvez algumas músicas aleatórias durante a semana. Por ser uma rádio comunitária, poderia atender a todos os gostos. Uma pena.

Abraço.

Denis

"o poeta da verdade" disse...

Parabéns pelo blog... como sempre é fuçando que a gente acha pérolas e dessa forma cheguei aqui. Bom, será que tem jeito de ativar esse pessoal do zum (make to rock)? Pergunto , pois atualmente tenho espaço numa web rádio e até mesmo para o seu rico material , caso tenha interesse, deixo espaço aberto pra montar um programa ou divulgar seu textos ricos em informação.. é isso, e deixo meu e-mail pra contato, Vaaaaaaaaaaaleu!!! e-mail: jose.giba@gmail.com ...sucesso sempre!

Roqueiro Curitibano disse...

Boa tarde, José.

Muito obrigado pelo seu comentário. Entrarei em contato.

Abraço,

Denis

Anônimo disse...

Sabe que musica era o tema da vinheta do programa As primeiras da noite, da extinta Estação Primeira? Não tenho como achar, e era muito boa!

Roqueiro Curitibano disse...

Olá, Anonimo.

Desculpe pela demora em responder. Não consegui identificar a faixa a qual você se refere. Mas quem pode te ajudar é o Rubens da Rádio RST. É a radioweb parceira do blog. Eles tem até um programa que homenageia os tempos da Estação Primeira. Procure a página da rádio e mande uma mensagem pra ele.

Abraço!

Att,

Denis Luiz