Bill Aucoin, responsável pelo descobrimento da banda norte-americana de rock Kiss, morreu nesta segunda-feira (28), aos 66 anos, na Flórida (EUA).
De acordo Carol Kaye, porta-voz da família, Aucoin estava internado no Aventura Hospital and Medical Center, na cidade de Aventura, e morreu por causa de complicações cirúrgicas decorrentes de um câncer de próstata.
Antigo cinegrafista de TV, Aucoin deparou-se com o Kiss em New York, em 1973, e ajudou a criar os recursos cênicos adotados pela banda ao longo da carreira, como a maquiagem, além de transformar o quarteto num poderoso instrumento de marketing.
Do próprio bolso
Chegou a financiar a primeira turnê da banda com seu próprio cartão de crédito, mas foi bem recompensado quando a popularidade do grupo explodiu em 1975, com o hit "Rock and roll all nite". "Ele era o quinto integrante. Se não fosse por Bill, não haveria Kiss", disse o baterista Peter Criss.
Aucoin viu o grupo pela primeira vez durante uma apresentação no Diplomat Hotel de Nova York. na mesma noite, levou-os para um encontro com o executivo Neil Bogart, que os contratou no ato para a gravadora Casablanca Records.
"Gênio"
Criss disse que Aucoin tinha um olho para reconhecer o vasto potencial de merchandising nas bandas de rock. Com sua ajuda, o Kiss também se tornou famoso pela grande variedade de produtos derivados da sua imagem — incluindo fivelas de cintos, fantasias de Halloween, kits de maquiagem, bonecos, vitaminas e até mesmo uma máquina de fliperama.
"Ele era um gênio. Qualquer coisa que você fizesse, ele fazia maior", acrescentou Peter Criss. Após deixar a banda no início de 1980, empresariou os cantores Billy Squier e Billy Idol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário