13 de outubro de 2013

LENDAS DO EURO ROCK: LEFT SIDE

A história desta banda holandesa começou em 1965 quando HARMEN VEERMAN (guitarra e vocal), JAN SCHILDER (baixo), COR VEERMAN (teclado e baixo), JAAP LAUTENSCHUTZ (guitarra e vocal) e JAAP KRAS (bateria) formaram o BEATBOYS (antes, TEDDYBOYS) na pequena cidade de Volendam, ao norte daquele país.

Beatboys: o embrião do Left Side
O grupo já tinha cerca de três anos quando o nome foi alterado para LEFT SIDE. Quem produziu o primeiro compacto "Confusion In My Mind/Feeling So Lonely And Blue" foi GABE DIRNE. A faixa principal logo fez sucesso e entrou no TOP 40 local. Mas apesar disso dois integrantes deixaram o grupo: JAAP LAUTENSCHUTZ deu lugar ao guitarrista STEEF REILINGH e COR VEERMAN (posteriormente conhecido como ALAN DECKER) foi substituído pelo tecladista DICK PLAT. O grupo seguiu gravando e lançou os compactos "Welcome To My House/This Little Village" e "I Can Give You Everything/Miss Lonely" em 1969. 

Ainda naquele ano o LEFT SIDE sofreu outras duas alterações em sua formação: EVERT (JASH) VEERMAN substituiu STEEF REILINGH e JAAP SOMBROEK ocupou a bateria no lugar de JAAP KRAS. Alguns registros indicam que um guitarrista chamado BEN DE GROOT tocou provisoriamente na banda antes de JASH. Os compactos "Johnny/Silly Girl" e "Woman In My Life/I  Need You" foram lançados em 1970. Em seguida a banda lançou "See You Crying/Feeling Allright". Estas duas faixas mostram uma sonoridade diferente, bem mais próxima daquela que o grupo apresentaria nos próximos anos. Divergências entre HARMEN e JASH teriam ocorrido por questões autorais em "See You Crying" (creditada para JASH). Com o fracasso do lançamento, JASH deixou a banda. Ele foi substituído por EVERT-JAN REILINGH.

Mesmo com vários singles lançados até aquele momento, a banda não havia alcançado maior notoriedade. Então assinaram com a Phonogram e conheceram o talentoso produtor PETER KOELEWIJN, que viria a compor e produzir quase todo o material da banda. Assim, foi lançado o compacto "(Like a) Locomotion/Mama You Said the Right Words" em 1973.


O sucesso de "Locomotion" foi estrondoso. Além de alcançar rapidamente a 17ª posição na Holanda, estourou na Bélgica, França e Brasil (onde ficou no primeiro lugar nas paradas por 40 semanas!). Alguns meses depois, foi lançada a música que consagraria de vez o LEFT SIDE: "Mamma Mia (Everytime I See Ye)", a qual também ficou em primeiro lugar nas paradas brasileiras. Em menos de um ano, o grupo fez três aparições no VAN OEKEL'S DISCOHOEK, icônico programa televisivo da Holanda que tinha a apresentação do comediante DOLF BROUWERS.

Os próximos singles ("I Want Ye and I Get Ye/Hello Goodbye Babe I See Ye") não tiveram tempo de repercutir na Holanda como a banda desejava, já que a rádio Veronica (lendária rádio offshore no país) foi tirada do ar. Em 1975, a banda lançou as faixas "Tessie (I Love You)" [posição 20 no TOP 40 local] e "Gimme Your Love". Naquele mesmo ano, PETER KOELEWIJN fez o grupo gravar "Clap Your Hands and Stamp Your Feet" (sucesso na voz da cantora BONNIE ST CLAIRE). 

Em 1976 a Phonogram (Philips) lançou o LP (Like a) Locomotion com 14 faixas. Por reunir os principais sucesso da banda, esse disco foi relançado posteriormente com o título The Best of Left Side.

Harmen Veerman, Dick Plat, Klas Tuyp, Jan Schilder e Evert-Jan Reilingh
O single "Morning Sunrise" (que não aparece no LP) foi lançado naquele mesmo ano, o último gravado pela banda. Um suposto problema na mixagem desta faixa teria feito com que os compactos fossem recolhidos das lojas e substituídos por outros com uma versão diferente da música. Tal fato teria revoltado os integrantes. Entre sucessos e divergências, a banda chegava ao fim. No dia 10 de dezembro de 1976, todos os músicos que fizeram parte do LEFT SIDE reuniram-se para um show de despedida no salão do Edifício St Jozef em Volendam, onde tudo começou. 

Apesar do fim precoce, o grupo voltou a ser lembrado nas décadas seguintes. Em 1988, uma boy band chamada BAM TO BAMBAM regravou a faixa "(Like a) Locomotion". Em 2004, um grande concerto na Holanda intitulado Concert van de Eeuw reuniu diversos artistas locais incluindo HARMEN VEERMAN. Ele apresentou as faixas "Tessie (I Love You)" e "(Like a) Locomotion" com JAAP SOMBROEK nas baquetas (assista abaixo). 



Imagem: 1core.nl
No ano de 2005, uma versão em CD do disco (Like a) Locomotion foi lançada no Brasil pela MNF Music. Foi a primeira vez que o álbum foi comercializado em Compact Disc. Em 14 de abril de 2008, o disco foi lançado em CD na Holanda pela 1Core Produxions com o título The Best of Left Side, contendo 18 faixas, incluindo quatro dos primeiros singles de menor sucesso comercial. O evento de lançamento (foto ao lado) ocorreu na loja de discos do vocalista HARMEN VEERMAN e contou com a presença de todos os ex-integrantes da banda. Seria a última reunião oficial dos músicos.


17 comentários:

Unknown disse...

Amigo, muito bom seu blog, seu conhecimento é muito esclarecedor. Obrigado pelas explicações.
Sucesso

Denis Luiz disse...

Fabio Furlan,

Muito obrigado pelas palavras. Fico feliz que a postagem tenha lhe agradado. Deu trabalho pra fazer kkk
Um forte abraço. E de-lhe Rock!

Att,

Denis Luiz

Unknown disse...

💪💪💪

Roberto disse...

Muito legal, cara. Uma banda muito boa e pouco conhecida, é difícil achar algum material sobre eles, sua postagem está excelente, parabéns!

Denis Luiz disse...

Roberto,

Muito grato pelo teu comentário.

Em tempos de "zap zap", "feicebuque" e coronavírus, é muito raro alguém comentar por aqui.

Um grande abraço!


Denis Luiz

Mario disse...

Bom dia, existe alguma maneira de ter este album em FLAC?

Denis Luiz disse...

Olá Mario.

Grato pelo comentário. Não tenho nenhum link para download desse disco. Fico te devendo essa. Abraço.

Att,

Denis Luiz

Anônimo disse...

Quanta ênfase para outras músicas no reencontro da banda, para mim mama mia é a melhor deles, sem comparações. Obrigada pelas informações, adorei!

Rafinha disse...

Olá. Você tem esse vinil? Seria possível me enviar uma cópia em lossless? Na web não consigo achar nem em mp3. Só é possível ouvir pelo Youtube. E não consigo encontrar um vinil para comprar pela Internet. Sou do interior do PR. Nas rádios FM antigas tocava muito dessa banda por aqui também.

meu email: eusoufeioso@outlook.com

Rafinha disse...

Pior, encontrei apenas um blog francês que compartilhou esse álbum em lossless e mp3 320, mas por falta de sorte quando achei, vi o link de download quebrado (extinto rapidshare). Foi compartilhado em 2012 ainda. E hoje o blog está inativo. Nem adianta pedir ao blogueiro por reupload. Estava lá todos os singles e a compilação em vinyl rip. Não entendo porque ninguém que tenha baixado repôs na web depois.

Denis Luiz disse...

Olá Rafa!

Creio que já nos falamos pelo Messenger. Não possuo link para o disco, muito menos em qualidade superior. Se conseguir algo, prometo que posto por aqui.

Há três semanas vi esse LP a venda no Mercado Livre. Estado geral VG, talvez VG+. Tava 70 pila.

Um abraço.

Denis Luiz

Unknown disse...

Ótimo blog para buscar informações, tenho uma pergunta sobre a banda left side.
Na foto do lançamento do cd de 2008, qual o nome do componente que esta de camisa vermelha, e que participa do clipe de mamma mia. ja pesquisei em varios sites de busca mas não achei nada. Essa foto tambem só encontrei ela aqui. Abraço e continue com esse super trabalho.

Denis Luiz disse...

Olá!

Muito grato pelas palavras. São esses comentários que mantém o blog funcionando.

O cara da camisa vermelha é o baixista JAN SCHILDER.

Um grande abraço!

Att,

Denis Luiz

Anônimo disse...

https://uloz.to/file/dFh6RffGpGT6/left-side-1976-like-a-locomotion-netherlands-pop-glam-hard-rock-s-a-queen-smokie-sweet-slade-t-rex-zip#!ZJD1ZGR0MGp2ZmuzBQOuLwR4ZwR2IRqjFHfjHSyjpR9zLzD=

Anônimo disse...

Link do álbum

Anônimo disse...

https://www.youtube.com/results?search_query=harmen+veerman+up

Anônimo disse...

https://www.youtube.com/watch?v=NLF2N8wgaZA

A música é sobre o incêndio na terra deles.

Chegam a dez o número de mortos em incêndio de café na Holanda
da France Presse
em Volendam (Holanda)

Dez jovens morreram no incêndio que se declarou na noite de fim de ano num café de Volendam, norte de Amsterdã, segundo um novo balanço comunicado hoje pelo hospital de Beverwijk. O balanço anterior falava de nove mortos.

As fonte médicas temem que o número de vítimas do incêndio aumente nos
próximos dias, já que dez pessoas ainda estão em estado crítico.

Vinte pessoas têm queimaduras de terceiro grau e lesões nos pulmões,
segundo essas mesmas fontes.

O prefeito de Volendam, Frank Ijsselmuiden, explicou que 184 pessoas
receberam assistência médica, das quais 90 foram hospitalizadas.

A nona vítima, uma adolescente de 13 anos, morreu em conseqÜência dos
ferimentos, e aumentou, em um primeiro momento, o balanço de oito mortos
divulgado na tarde de ontem, segundo o prefeito da cidade.

Não há qualquer informação sobre a décima vítima. As outras nove tinham
entre 13 e 22 anos. São sete homens e duas mulheres, todos de Volendam.