Glam Rock - Hard Rock - Boogie Rock - Pub Rock - Euro Rock

2 de julho de 2014

NOVA TECNOLOGIA FAZ CDs FUNCIONAREM COMO DISCOS DE VINIL

Matéria interessante sobre uma demostração de 2010. Saiu na Exame.com.


Nova tecnologia faz CDs funcionarem como discos de vinil

Adaptado por músico Aleksander Kolkowski, aparelho de som da década de 1950 torna-se capaz de gravar sons em CD para que sejam lidos por agulha de vitrola

São Paulo - O músico londrino Aleksander Kolkowski criou uma nova forma de ouvir e gravar música. Por meio de adaptações num Wilcox-Gay Recordette, aparelho de som da década de 1950, ele desenvolveu uma máquina que transforma CDs em LPs.

Para isso, o aparelho precisa de uma fonte sonora exterior. A máquina é compatível com qualquer dispositivo - inclusive microfones.

Uma vez conectada a outro aparelho, a criação de Kolkowski transforma o sinal elétrico enviado pelo dispotivo externo em uma série de furos microscópicos - que são gravados no CD por meio de uma agulha.

Por fim, o CD fica inutilizado para ser usado em CD Players - mas apto a reproduzir até 2 minutos e 50 segundos de som quando posto para tocar em uma vitrola com frequência de 45 rotações por minuto.

Apresentada por seu criador em demonstrações na Europa, a novidade vem fazendo sucesso. Veja a tecnologia em ação no vídeo a seguir (está em inglês):


"Em algumas ocasiões, as pessoas me perguntam sobre tornar a produção comercial, mas esta não é a minha intenção", afirmou Kolkowski em entrevista ao site The Atlantic.

CD x LP

Num CD, o som ou outros tipos de informação são armazenados por meio de pontos escuros e brilhantes, lidos como bits por CD players com a ajuda de um laser de luz infravermelha. Daí, a denominação da tecnologia como digital.

Já no som analógico presente nos LPs ou discos de vinil, a agulha do toca-disco percorre os sulcos de cada faixa, vibrando e produzindo o som - que é amplificado pelo aparelho. Por seu design atraente e caráter nostálgico, o formato mantém milhões de fãs ao redor do mundo.

No Brasil, uma fábrica de LPs registrou aumento de 126% nas vendas de disco de vinil entre março e abril de 2014 e diversas lojas e sites especializados comercializam discos de vinil.


Nenhum comentário: