Glam Rock - Hard Rock - Boogie Rock - Pub Rock - Euro Rock

12 de novembro de 2015

ROCK DE LUTO: ANDY WHITE, O "TERCEIRO BATERISTA" DOS BEATLES

Faleceu nesta semana (09) aos 85 anos o músico e baterista escocês ANDY WHITE. Ele foi um dos três bateristas que gravaram faixas para os BEATLES.

Nas sessões de gravação para o disco Please Please Me, em setembro de 1962, o baterista dos BEATLES era PETE BEST. Porém, o batera teria um comportamento diferente de PAUL McCARTNEY, GEORGE HARRISON e JOHN LENNON. Os três acabaram demitindo BEST (uma das versões da história) para a surpresa do produtor GEORGE MARTIN. Foi que então o trio apresentou RINGO STARR. Após ouvir o baterista durante as sessões, MARTIN não teria gostado e o profissional ANDY WHITE foi chamado. RINGO foi colocado para tocar pandeiro enquanto ANDY tocava bateria. Putz. No final, os três bateristas acabaram registrando faixas.

Foto: dailyrecord.co.uk
Segundo o site telegraph.co.uk, a primeira prensagem do compacto "Love Me Do/P.S. I Love You" leva a bateria gravada por RINGO. A versão de WHITE teria sido lançada em coletâneas posteriores. RINGO teria recebido os royalties em lançamentos com a versão de WHITE.

ANDY WHITE também tocou com vários outros músicos, dentre eles BILL HALLEY, CHUCK BERRY e ROD STEWART.

Abaixo, dois vídeos: um com a versão de "Love Me Do" que teria sido gravada com ANDY nas baquetas e outro com trechos das gravações dos três bateristas para a faixa.



Descanse em paz, ANDY.


Nenhum comentário: