Glam Rock - Hard Rock - Boogie Rock - Pub Rock - Euro Rock

20 de maio de 2014

SPIRIT X LED ZEPPELIN: PLÁGIO, INSPIRAÇÃO OU INCONSCIENTE COLETIVO?

Eu diria que o LED ZEPPELIN se inspirou PRA CACETE na faixa do SPIRIT ;)

Entenda o imbróglio na matéria do UOL publicada hoje. Segue o texto:

Led Zeppelin pode ser processado por plágio em "Stairway to Heaven"

O Led Zeppelin deve ser alvo de uma ação legal de plágio, sob a acusação de que a canção "Stairway to Heaven", de 1971, seria cópia de uma música lançada em 1968 pela banda Spirit.

O advogado Francis Alexander Molofiy está tentando bloquear o relançamento do disco "Led Zeppelin 4", que contém "Stairway", alegando que Randy California --morto em 1997, que tocava guitarra no Spirit-- deveria ser creditado como coautor da música, pois ela se parece muito com a instrumental "Taurus", do Spirit, informou a revista "Rolling Stone" americana.

"A ideia por trás disso é ter a certeza de que Randy California obtenha seu crédito pela composição de 'Stairway to Heaven'", disse Molofiy à revista "Bloomberg Businessweek".

Mark Andes, que tocou baixo no Spirit e contratou o advogado, disse que o Led Zeppelin deve ter escutado "Taurus" quando as duas bandas estavam juntas em turnê, no final dos anos 1960. Sobre o lapso de tempo entre a alegação de plágio e a ação judicial, ele diz: "Eu não posso explicar. O plágio é bastante evidente, nota por nota. Seria muito legal se os caras do Led Zeppelin dessem ao Randy um pequeno crédito. Seria amável."

A família de California declarou que pretendia há muito tempo tomar medidas legais sobre o caso. Só não tomou antes porque não tinha condições para bancar isso.

"Farto" de Robert Plant

Segundo a revista "Rolling Stone", representantes do Led Zeppelin se recusaram a comentar o caso. A banda vai relançar os seus três primeiros álbuns no mês que vem. Enquanto isso, o guitarrista Jimmy Page recentemente disse ao jornal "The New York Times" que esta "farto" de o vocalista Robert Plant adiar os planos de reunião do Led Zeppelin. A última vez que a banda se apresentou foi em 2007, na Arena O2, em Londres. Plant, no entanto, acabou com a possibilidade haver outro concerto da banda, dizendo ser "zero" as chances de o Led voltar.

Page disse: "Eu fui informado no ano passado de que Robert Plant disse que não faria nada em 2014. E o que os outros dois caras pensam disso? Bom, ele sabe o que os outros dois caras pensam. Todo o mundo amaria tocar em mais concertos da banda. Ele só está fazendo um joguinho, e eu estou de saco cheio disso, para ser honesto. Eu não canto e não posso fazer muito a respeito". Os "dois caras" citados pelo guitarrista seriam ele mesmo e o baixista John Paul Jones.

Page ainda enfatizou que tem vontade de tocar com o Led Zeppelin de novo, comentando: "Eu definitivamento quero tocar ao vivo. Porque, vocês sabem, eu ainda posso tocar", declarou, completando que só precisa se concentrar na guitarra e praticar para entrar em forma.

Escute abaixo "Stairway to Heaven" e "Taurus" e compare:




Nenhum comentário: