Glam Rock - Hard Rock - Boogie Rock - Pub Rock - Euro Rock

8 de setembro de 2021

VARIOS - I LOVE ROCK (1996)

As pessoas mais jovens talvez não compreendam a importância das coletâneas para os amantes da música nascidos antes dos anos 1990. Numa época em que o streaming não existia e que a música “física” custava caro, uma compilação era a oportunidade de se possuir o maior número de melhores faixas de uma banda (ou de várias) ao mesmo tempo. Uma boa coletânea era suficiente para você não ter que gastar com uma discografia completa ou comprar um álbum "inteiro" em razão de apenas uma música. Hoje em dia, ter acesso aos grandes sucessos da música mundial chega a ser algo banal.


A coletânea I Love Rock, lançada em 1996 pela Som Livre, fez ressurgir o mesmo espírito celebrado em outra coletânea da empresa: o LP Rock Esperto, de 1983 (reparou na capa do blogue?). Trata-se de uma casta de bandas que tem como característica aquele Rock contagiante executado nos saraus, duplex, bailes e casas noturnas dos anos 1970 e 1980 em alguns lugares do Brasil. Comparadas ao mundo mainstream de PINK FLOYD e LED ZEPPELIN, por exemplo, bandas como SLADE, THE HOLLIES, JOAN JETT AND THE BLACKHEARTS e LEFT SIDE eram underground puro, som de pista e boteco ao melhor estilo “Clap Your Hands and Stomp Your Feet”. Ou, como diria aquele sertanejo, “é na sola da bota, é na palma da mão” (risos).

Embora as coletâneas de sucessos sigam basicamente a regra de “uma faixa por banda”, isso não foi levado em conta neste caso. Talvez por sintetizarem a sonoridade que fazia a cabeça do povão roqueiro, seja pelo som marcante da bateria ou pelos riffs cheios de energia, ícones como GARY GLITTER e BACHMAN-TURNER OVERDRIVE ganharam mais de uma faixa na seleção em questão. Uma curiosidade deste lançamento é a última faixa. Não há cristão no mundo que me convença de que esta versão de "I Love Rock'N Roll" é cantada por JOAN JETT.

Em suma, se no dias atuais um adolescente me pedisse uma sugestão de coletânea que sintetizasse esse Rock um pouco Glam, um pouco Hard, um pouco Pub, um pouco Euro, essa seria uma delas. Afinal, quem não ama um roquinho esperto???


Artista: Vários
Título: I Love Rock
Ano: 1996
Gravadora: Som Livre
Formato: MP3
Qualidade: 320 kbps

01. The Loco-Motion (GRAND FUNK RAILROAD)
02. Hey You (BACHMAN-TURNER OVERDRIVE)
03. Mama Mia (LEFT SIDE)
04. Long Cool Woman In A Black Dress (THE HOLLIES)
05. I Didn't Know I Loved You Till I Saw You Rock’N Roll (GARY GLITTER)
06. Rock'N Roll (Part 2) [GARY GLITTER]
07. My Sharona (THE KNACK)
08. Do You Wanna Touch Me (Oh Yeah) [GARY GLITTER]
09. Down Down (BACHMAN-TURNER OVERDRIVE)
10. Mama Weer All Crazee Now (SLADE)
11. You Drive Me Crazy (SHAKIN’ STEVENS)
12. Born To Be Wild (STEPPENWOLF)
13. American Woman (THE GUESS WHO)
14. I Love Rock'N Roll (JOAN JETT AND THE BLACKHEARTS)


2 comentários:

GR33Nh4T disse...

Esse CD marcou época!

Denis Luiz disse...

Concordo, GR33Nh4T! Provavelmente o último lançamento da grande mídia no "padrão Project de qualidade".