Glam Rock - Hard Rock - Boogie Rock - Pub Rock - Euro Rock

28 de dezembro de 2013

KISS LANÇARÁ PSYCHO-CIRCUS EM VINIL PELA PRIMEIRA VEZ; OUTROS NOVE SERÃO RELANÇADOS

O KISS irá relançar alguns de seus álbuns clássicos em vinil no próximo mês de março. A notícia foi vinculada pelo site Ultimate Classic Rock. A loja virtual amazon.com já oferece inclusive a pré-venda dos long plays

A capa tridimensional do Psycho Circus em CD
Segundo a matéria, dez discos dos mascarados terão uma versão novinha em folha no primeiro trimestre de 2014 sendo que um deles estreará oficialmente no formato: o álbum Psycho-Circus (1998). O disco, que marcou a volta da formação original da banda, foi responsável por angariar novos fãs ao grupo. Por outro lado, teve um dos bastidores mais conturbados da história da banda com desentendimentos e ausências nas gravações. 

Os outros álbuns a serem relançados em vinil são KISS (1974), Hotter Than Hell (1974), Alive! (1975), Destroyer (1976), Dynasty (1979), Unmasked (1980), Lick It Up (1983), Animalize (1984) e Revenge (1992). Este último será bem-vindo, já que o LP nacional de época simplesmente desapareceu e as versões importadas são terrivelmente caras (nenhuma por menos de US$ 100 no eBay).

Versão em vinil do Psycho Circus vendida no eBay NÃO é oficial
De acordo com a publicação, parece curioso que bons discos como Dressed To Kill (1975), Love Gun (1977), Creatures of the Night (1982) e Carnival of Souls (1997) - outro que jamais saiu oficialmente em vinil - não estejam nos planos (pelo menos até o momento). Isso sem falar no Alive III (1993) - que chegou a ser lançado em vinil simples no Brasil - e no acústico Unplugged (1995).

Um possível motivo para esse relançamento de uma dezena de álbuns do KISS deve ser a indicação da banda para o Rock and Roll Hall of Fame, o mais famoso hall da fama dos roqueiros.


24 de dezembro de 2013

FELIZ NATAL

O Blog Roqueiro Curitibano deseja a todos um natal positivo. Boas festas, pessoal.




11 de dezembro de 2013

VELHOS PROGRAMAS DE RÁDIO: ARQUIVO DO ROCK

Quem tem mais de 30 anos e nunca curtiu Rock em um programa de rádio? Nos anos 1980 o Rock and Roll dançante era comum nas principais estações do dial. Mas somente na década seguinte é que foram criadas as estações destinadas aos roqueiros. Surgiram na sequência a Estação Primeira e a Alternativa, além da 96 Rock 91 Rock (agora na web) e a Mundo Livre FM.

Destas, algumas exibiram programas que marcaram época e ficaram na memória de muitos. Lembro-me de ouvir o Arquivo do Rock. Falando nele, resgatei dois blocos de um especial do KISS tocados pela Rádio Alternativa 106,5 FM entre 1993 e 1994 (há 20 anos...). Locução maravilhosa de Paulo Vaz.

Clique no play e sinta as teias saindo de sua cabeça.



Vou garimpar mais e ver se consigo material para fazer uma terceira postagem (a segunda está garantida... aguardem!).


3 de dezembro de 2013

DISCOS DE VINIL: EVENTOS QUE AFETAM OS PREÇOS

Se você é comprador de discos de vinil deve ter sentido que os preços ficaram mais "salgados" nos últimos dois anos. É notório um certo desconforto nas conversas de compradores em lojas, feiras periódicas e redes sociais na internet. Fatores como a oscilação do dólar, por exemplo, são compreensíveis quando o assunto é reajuste de preços. Porém, novos eventos também tem afetado as etiquetas nas capas dos Long Plays. Alguns colecionadores, inclusive, tem variado a forma de comprar seus bolachões a fim de evitar aquisições tão onerosas.


Resolvi então elencar seis fatores que contribuem atualmente para que este fenômeno mercadológico ocorra. Ei-los:

VARIAÇÃO CAMBIAL
Como já mencionado, o valor da moeda estrangeira afeta diretamente a compra de discos importados. Há menos de vinte meses, o dólar custava em torno de R$1,87. Há três, o valor chegou a R$2,45. Um vinil vendido no eBay, por exemplo, com custo total (incluindo o shipping) de US$ 27 sairia por R$ 50,49 em abril de 2012 e por R$ 66,15 em agosto deste ano. Uma diferença de quase 33%.

FATOR MERCADO LIVRE
Para alguns vendedores, a página em questão transformou-se em uma espécie de "Tabela FIPE" dos vinis. Não são raros os casos em que lojistas ou feirantes só definem o preço final de seus discos após uma vasculhada no citado website. E como muitos usuários do Mercado Livre querem lucrar rapidamente com seus itens, os preços pedidos por lá acabam virando uma referência absurda, além da realidade. Alguns colecionadores estão propondo o boicote àqueles que praticam essa forma de estipulação de preço.

Um título, vários exemplares e uma diferença de 100% nos preços

NOVA GERAÇÃO DE CONSUMIDORES
Se você pensa que todo e qualquer adolescente ouve músicas ruins no formato mp3 em seus eletrônicos portáteis está enganado. É cada vez mais fácil perceber uma "piazadinha" em lojas, sebos e feiras de discos comprando álbuns clássicos. Outros admiradores do bolachão, nem tão jovens assim, também estão começando a adquirir seus exemplares. Assim, a procura de uma nova geração de compradores por aqueles discos "obrigatórios" em qualquer coleção acaba contribuindo para o aumento dos preços. Lei da oferta e da procura.

NOTÍCIAS SOBRE "A VOLTA DO VINIL"
Reportagens sobre discos de vinil fazem pessoas não consumidoras desse produto acreditar que quaisquer tipos de LPs valem uma pequena fortuna. Quando isso é somado à inclusão digital, o resultado é um monte de discos manjados sendo vendidos na internet a um preço desproporcional. Esse evento também dificulta a compra de coleções particulares (raras ou não) por comerciantes e revendedores.

SAZONALIDADES
Eventualidades também podem comprometer a estabilidade dos preços, mesmo que momentaneamente. O que foi visto na internet quando da morte do cantor MICHAEL JACKSON em 2009, por exemplo, foi o suficiente para desacreditarmos da humanidade (risos). Exemplares do álbum Thriller em péssimo estado de conservação foram colocados a venda na rede por até R$ 4.000,00! Por outro lado, oportunistas chegaram a comprar o álbum triplo History, à época por cerca de R$ 90, e revendê-lo na internet por até R$ 300,00 comprovando que tais eventos afetam o comportamento de consumidores.

ENCARGOS (NOVAS TIRAGENS NACIONAIS)
Os novos discos de vinil fabricados e lançados pela Polysom sofrem com os impostos, que elevam em até 70 % o preço final. Mesmo os relançamentos acabam afetados, não concorrendo com as tiragens originais. Já circula na internet uma petição que pleiteia a isenção de impostos sobre os discos de vinil assim como já ocorre com os livros. Isso afetaria o material importado sem similar nacional. Já os lançamentos de músicos brasileiros serão beneficiados pela "PEC da música" que derrubará os impostos sobre CDs e discos de vinil. Porém a redução será discreta nos bolachões, já que o IPI (imposto sobre produtos industrializados) será zero apenas na Zona Franca de Manaus (a fábrica brasileira de vinil fica no Rio de Janeiro).


5 de novembro de 2013

SABADÃO TEM MANNY CHARLTON (E MOTOROCKER)



O guitarrista original do NAZARETH e a melhor banda de Rock do Brasil se apresentam neste sábado na antiga HELLOOCH. A entrada custa menos de R$ 40 e nem é preciso levar os chamados alimentos não perecíveis.

Para comprar seu ingresso CLIQUE AQUI.


1 de novembro de 2013

O ROCK NOS INCRÍVEIS OUTDOORS NORTE-AMERICANOS

Você já viu uma banda de Rock fazer publicidade através de um outdoor? Pode até parecer estranho, mas esse recurso já foi bem utilizado. Se hoje músicos e intérpretes alcançam milhões de fãs instantaneamente através das redes sociais saiba que nem sempre foi assim. 

Há algumas décadas, quando não tínhamos acesso a internet, tal divulgação era feita através do rádio e da TV. Mas foi em 1967 que os norte-americanos transformaram publicidade musical em arte quando um grande outdoor da banda THE DOORS foi colocado na Sunset Strip, trecho icônico da Sunset Boulevard (avenida de Los Angeles, Califórnia). A partir de então, enormes painéis exibindo estrelas do Rock começaram a colorir ainda mais a famosa avenida

Uma curiosidade sobre o THE DOORS: a banda de JIM MORRISON foi residente do famoso  Whisky a Go Go (clube localizado na Sunset Strip) até ser despedida pelos atrasos do vocalista e pela execução da faixa "The End". Foi, literalmente, o fim. 

Há cerca de um ano, o fotógrafo ROBERT LANDAU lançou o livro Rock 'N' Roll Billboards of the Sunset Strip contendo dezenas de imagens dos famosos outdoors que ele fotografou no decorrer dos anos. Confira abaixo alguns desses belíssimos painéis.

 





Enquanto isso, nas placas de publicidade brasileiras...




Pois é, se eu fosse lançar um livro com imagens dos painéis encontrados por aqui o chamaria de APOCALIPSE.