Glam Rock - Hard Rock - Boogie Rock - Pub Rock - Euro Rock

12 de março de 2014

UM APARELHO QUE GRAVA DISCOS DE VINIL A PARTIR DE ARQUIVOS DE ÁUDIO

Matéria do site Motherboard, traduzida por Gizmodo Brasil. No mínimo, curioso.

Não são poucos os que defendem que o som dos discos de vinil é superior ao áudio digital, e quer saber? Ver os discos girando deixa tudo mais divertido. É comum as pessoas digitalizarem os LPs, mas e se fosse fácil fazer o processo reverso? Um rapaz criou um dispositivo que facilita a gravação de arquivos de áudio em discos de vinil em tempo real.

O Motherboard conversou com o engenheiro alemão Souri Automaten (observação: o sobrenome ele realmente significa “máquinas” em alemão?) durante a SXSW, e aparentemente, ele projetou a primeira encarnação do dispositivo atual há quase 30 anos (observação 2: pelo jeito o site dele não foi atualizado nesse período). Eis o aparelho em ação:


Diferentemente de outros equipamentos para gravação de discos, a máquina de Automaten é extremamente fácil de ser usada. É isso que a diferencia das demais: praticamente qualquer um pode comprá-la e começar a produzir LPs em casa. Um torno de gravação equipado com uma agulha de diamante faz o corte, e assim que todas as faixas forem preparadas, ele já está pronto para ser tocado. Por US$ 4.000, é bem caro para um hobby, mas, como investimento, pode dar a bandas independentes e pequenos selos uma forma de cortar custos na hora de produzir LPs.

Não seria espetacular ter como criar uma lista de músicas perfeita e gravá-la em vinil para dar para alguém?


Nenhum comentário: